Brotas, no interior de SP, lança três roteiros de turismo rural

Um dos principais destinos de turismo de aventura do país, a cidade de Brotas, no interior de SP, ganhou três roteiros dedicados ao turismo rural.

Há tempos várias fazendas e sítios de Brotas abrem suas porteiras aos turistas, que podem passear de charrete, cavalgar, acompanhar a ordenha das vacas, colher fruta no pé, entre outras tarefas rurais.

Crédito: DivulgaçãoBrotas, famoso pela aventura e ecoturismo, investe em outra sua natural vocação, as coisas da roça

Mas, agora, unidos, a exemplo de destinos famosos, como Gramado, os produtores rurais estão investindo nesta modalidade de turismo com a criação de três roteiros bem estruturados e, inclusive, com transporte para os turistas fazerem o circuito e monitor para fornecer as explicações.

Cada um dos três roteiros –Do Moinho ao Mel, Caminho da Serra e Rota das Raízes- – dura um dia, visita três propriedades e inclui café da manhã, almoço e café da tarde com itens da típica culinária da roça.

Crédito: Divulgação Roteiros incluem café da manhã, almoço e café da tarde

Vivência rural

O turista escolhe o roteiro que mais lhe agrada, compra o tíquete rural e tem um dia inteiro de vivência rural com informações detalhadas das atividades que vai acompanhar em cada lugar visitado, como produção de fubá, café, mel, doces, e ainda a possibilidade de comprar, para levar para casa, produtos artesanais.

Algumas propriedades oferecem a possibilidade de fazer “colhe e pague” e pesca.

Crédito: Divulgação O turista escolhe o roteiro que mais lhe agrada, compra o tíquete rural e tem um dia inteiro de vivência

No final da tarde, desembarca no centro de Brotas, com toda comodidade. “Muitos dos turistas que vêm para Brotas, que moram em grandes centros urbanos, têm origem rural. Para essas pessoas, o turismo rural é um resgate, uma volta ao passado. E outras, apesar de não terem essas raízes, querem conhecer como é se torra café, como se faz doce de goiaba ou experimentar a comida feita no fogão a lenha”, explica João Roberto Farsoni, presidente da Apagib (Associação dos Produtores Agroindustriais de Brotas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *