Serra Gaúcha – 15 cidades para visitar além de Gramado e Canela

A Serra Gaúcha é uma das regiões mais visitadas a turismo no Brasil. Conheça outros 15 destinos além de Gramado e Canela que valem a pena visitar na região.

Além das belas paisagens, a Serra Gaúcha oferece características culturais muito interessantes. A influência alemã e italiana, além da gaúcha, é claro, são as mais aparentes.

Esta influência pode ser notada em diversos aspectos: Na arquitetura local e na produção de uvas e vinhos, na culinária e costumes.

Divisão da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é ampla, mas se subdivide em três regiões geográficas e culturais diferentes: Campos de Cima da Serra (gaúcha), região das Hortênsias (alemã) e região da Serra (italiana).

Campos de Cima da Serra

Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues - São José dos Ausentes
Paisagem da Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues, em São José dos Ausentes

Esta região fica mais na parte plana acima da serra e não sofreu a influência dos imigrantes europeus. Nesta região as características gaúchas são mais marcantes, onde a criação de gado e a vida no campo, ainda fazem parte do cotidiano.

As paisagens mais marcantes são os belíssimos cânions e os principais destinos dos Campos de Cima da Serra, são: Bom Jesus, Jaquirana, Vacaria, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Região das Hortências

Catedral de Canela
Catedral de Canela

Esta região herdou características predominantes da colonização alemã. As principais cidades turísticas desta área são Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Um exemplo de hábito alemão que foi herdado é o café colonial, comum nestas cidades.

Região da Serra

Vista aérea do Castelo Chateau Lacave - Caxias do Sul
Castelo Chateau Lacave, em Caxias do Sul

Esta foi a região da Serra Gaúcha que recebeu mais imigrantes italianos e se destaca pela ampla produção de uvas e vinhos. Os principais destinos da região da serra são: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Farroupilha e Nova Prata.

17 cidades para visitar na Serra Gaúcha

Iremos mostrar 17 cidades da serra Gaúcha que já visitamos e daremos dicas das melhores atrações para conhecer em cada uma. Reserve uns dias a mais e conheça outros destinos além dos já consagrados Gramado e Canela.

Se você vem de fora e for visitar uma parte ou todos os destinos que iremos mostrar, recomendamos que alugue um carro. Há também passeios bate e volta, mas para apenas alguns dos destinos.

Gramado

O que fazer em Gramado
Portal de Gramado

Gramado é a mais conhecida das cidades turísticas do rio Grande do Sul e um dos destinos mais cobiçados do Brasil. Não há quem não se encante pelo charme da cidade, que é um aconchegante destino de inverno, mas que tem atrações o ano todo.

O Natal Luz, os inúmeros parques temáticos, o clima romântico, a culinária, a arquitetura e urbanismo da cidade, são alguns dos destaques que cativam os turistas.

Canela

Canela - Serra Gaúcha
Cascata do Caracol, em Canela

Grudada a Gramado, Canela complementa muito bem a cidade vizinha. Além das atrações urbanas como a magnífica catedral de pedra e seus vários parques temáticos, Canela oferece belíssimas atrações naturais.

O destaque natural de Canela é a Cascata do Caracol, localizada no parque do Caracol. No outro lado do vale tem os bondinhos do parque da Serra, que descem até um mirante com vista frontal da cachoeira.

Nova Petrópolis

Praça de Nova Petrópolis
Praça de Nova Petrópolis

A caminho da região da uva e do vinho, ainda na região das hortênsias, fica Nova Petrópolis. É uma cidade muito charmosa com construções em estilo alemão.
O destaque da cidade é o parque Aldeia do imigrante, um parque ecológico e temático que reconstitui uma vila típica alemã do século 19.

Caxias do Sul

Caxias do Sul - RS
Réplica de uma vila de época, em Caxias do Sul

Caxias do Sul é a maior cidade da Serra Gaúcha. É uma grande cidade com muitas indústrias e ao mesmo tempo mantém as características do interior.
Há vários roteiros turísticos pelo interior do município, alguns entre videiras e vinícolas, outros com cachoeiras e outras atrações. Até castelo tem na cidade.

Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos, em bento Gonçalves

A capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves não recebeu este título à toa. Vinícolas e parreirais se espalham por todo interior do município formando belíssimos cenários.

Consideramos as duas melhores atrações de Bento Gonçalves, o passeio de Maria Fumaça e o Vale dos Vinhedos. Mas há muitas atrações legais como o Parque de aventuras Gasper e o roteiro Caminhos de Pedra, entre outros…

Garibaldi

Vinícola Garibaldi
Pipa Cave Acordes – Vinícola Garibaldi

Garibaldi é considerada capital brasileira do espumante. Há várias vinícolas consagradas espalhadas pela cidade, como a vinícola Garibaldi, Peterlongo e a Chandon, entre outras.
A estação ferroviária da cidade conta com uma parada no passeio de Maria Fumaça onde há degustação de espumantes.

Farroupilha

Farroupilha - Salto Ventoso
Salto Ventoso, no interior de Farroupilha

Localizada a poucos quilômetros de Caxias do Sul, Farroupilha possui duas atrações que se destacam. Uma é o santuário de Nossa senhora de Caravaggio, que recebe milhares de romeiros no mês de maio.

O outro é o Salto ventoso, uma bela cachoeira que forma uma espécie de gruta, que possibilita atravessar por trás da queda.

Nova Prata

Caldas do Prata - Nova Prata
Parque termal Caldas do Prata

A atração de Nova Prata fica por conta do parque termal Caldas do Prata e da cachoeira do rio da Prata. As duas atrações ficam bem próximas, com o parque termal localizado na beira do rio onde se forma um belo cenário natural.

Flores da Cunha

O que fazer em Flores da Cunha
Vista aérea da vinícola Luiz Agenta

Flores da Cunha é mais um destino da serra Gaúcha que respira a uva e o vinho. O interior do município oferece cenários semelhantes ao vale dos Vinhedos de Bento, com cantinas e vinícolas. O destaque fica para a sofisticada vinícola Luiz Argenta.

Nova Roma do Sul

Gruta Fiorese - Nova Roma do Sul - RS
Gruta Fiorese, em Nova Roma do Sul

Nova Roma do sul é mais um destino ligado á cultura italiana e ao cultivo da uva. É também um destino de esportes de aventura. O Eco Parque Aventura oferece atividades como tirolesa, pêndulo, rafting, entre outros.

Outra atração muito interessante é a gruta Fiorese., onde é possível passar até mesmo de carro por trás de uma cachoeira.

Antônio Prado

Centro histórico de Antônio Prado
Centro histórico de Antônio Prado

Intitulada como a cidade mais italiana do Brasil, Antônio Prado, é uma cidade gaúcha onde é comum os habitantes falarem em italiano ou com um sotaque bastante puxado.
Além da cultura e os costumes da imigração italiana o centro da cidade possui um amplo centro histórico preservado com casas de madeira.

São Francisco de Paula

Roteiro Passo da Ilha - São Francisco de Paula
Passo da Ilha, em São Francisco de Paula

São Francisco de Paula fica no caminho entre Canela e os cânions de Cambará do Sul. É uma terra de campos com araucárias e várias cachoeiras.
Entre os destaques da cidade, tem o lago São Bernardo, que forma um belo cenário e o parque das 8 cachoeiras.

Cambará do Sul

Vista aérea do cânion Itaimbezinho

Em Cambará do sul estão os maiores cânions do Brasil. Os campos planos de altitude são cortados abruptamente por penhascos muito altos que fazem a divisa natural do rio Grande do sul com Santa Catarina.

Os maiores e mais conhecidos cânions são o cânion Itaimbezinho e o cânion Fortaleza. Porém há outros e também cachoeiras espalhadas pelo município.

São José dos Ausentes

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes

Menos explorada do que Cambará, São José dos Ausentes, possui também grandiosos e belíssimos cânions. O mais conhecido é o Monte Negro, mas tem também o Amola Faca, Boa Vista e Tabuleiro.

Nestes cânions estão algumas das cachoeiras mais altas do Brasil e o destinos oferece pousadas e hotéis fazenda em meio a cenários belíssimos.

Bom Jesus

Rota das Cascatas - Bom Jesus
Rota das Cascatas – Bom Jesus

No caminho para quem fizer um roteiro pelos Campos de Cima da Serra, Bom Jesus não possui boas atrações urbanas.
Mas oferece belos cenários no interior, com destaque para a Barragem do Rio dos Touros e a Rota das Cascatas, uma caminhada ecológica que leva a 3 belas cachoeiras.

Jaquirana

Cachoeira Passo do S
Cachoeira do Passo do S, em Jaquirana

Jaquirana entrou em nossa lista por dois lugares muito pouco conhecidos, mas de grande beleza natural. A cachoeira do Passo do S, logo após a passagem de carro pelo leito do Rio Tainhas, e a cachoeira Princesa dos Campos estão entre os lugares mais lindos do município.

Vacaria

Vinícola Campestre - Vacaria
Vinícola Campestre, em Vacaria

Conhecida como a Porteira do rio Grande, Vacaria e também a terra do rodeio Internacional, maior festa tradicionalista gaúcha da América Latina. É também o maior produtor de maçã do Brasil.

Entre as atrações turísticas se destacam a sua bela catedral de pedra, a recém inaugurada Vinícola Campestre e o Parque das Cachoeiras, com suas 3 belas quedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *