Gramado Summit 2019 gera cerca de R$ 7 milhões de investimentos em startups

Evento focado em tecnologia agregou palestras de conteúdo qualificado a inovadora feira de negócios. Apelidado como “o maior brainstorming do País”, devido às suas características ímpares, em três dias de duração, a realização transforma a Serra Gaúcha na Serra do Silício.

Gramado Summit 2019: maior brainstorming do Brasil

O frio se manteve intenso dias 31 de julho e 1º e 2 de agosto na bela Cidade de Gramado, ícone na atração de turistas da Serra Gaúcha, cadeia de montanhas situada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. E as baixas temperaturas encheram seus hotéis, ruas, lojas, restaurantes…

A perspectiva de queda de neve contrastava com o calor humano ocupando as instalações do Serra Park Centro de Feiras e Eventos, localizado no topo de uma montanha, assolado externamente por correntes de ar gelado vindas do Sul, barradas pelas paredes da edificação.

Trata-se do mais importante equipamento especializado naqueles segmentos de atividades do Sul do Brasil. Além de situado em meio a um parque com 460 mil metros quadrados de área verde, a partir de sua entrada permite visão privilegiadíssima de parte da Cidade de Gramado.

Se, do lado de fora do Serra Park Centro de Eventos e Feiras, temperaturas oscilavam próximas a zero grau Célsius, no interior o ambiente fervia, com os participantes da Gramado Summit 2019 em busca de novos conhecimentos e negócios promissores propostos por iniciativas inovadoras

Gramado Summit 2019: uma proposta de transformação

Lá dentro, nos três dias, desenvolveram-se as atividades da Gramado Summit 2019, evento de tecnologia já considerado dos mais importantes da Nação, estando apenas na terceira edição. E já apelidada como “o maior brainstorming do País” — devido a características ímpares.

O chief executive officer — CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, frente à evolução do evento criado por ele, agora desenvolvido com o apoio de staff próprio e prestadores de serviços qualificados, resume os estágios ultrapassados e projeta esse novo passo em três afirmações:

— Na primeira edição, em 2017, demos destaque aos grandes players do empreendedorismo digital. Praticamente, fizemos uma feira tradicional, com os expositores recebendo os visitantes em seus estandes e seus representantes apresentando palestras e debatendo com os presentes.

— Ano passado, aliamos grandes players do empreendedorismo digital a grandes nomes de mercados tradicionais. Assim, proporcionamos conexão entre mercados, mostrando ao público inovação não apenas como base de Internet, mas prática diária de todo empreendimento.

— Agora, mixamos as duas situações numa proposta mais arrojada, de transformação. Não importa se oriunda, do mercado, podemos dizer, analógico, ou do mercado digital, inovação precisa contribuir para levar, definitivamente, a realidade a um estágio melhor.

A Gramado Summit 2019 foi desenvolvida com proposta mais arrojada, de transformação, não importa se era oriunda da realidade analógica ou do universo digital: inovação precisa contribuir para levar, definitivamente, a realidade a um estágio melhor, tanto no Brasil quanto fora dele

Gramado Summit 2019: Principado de Mônaco e sustentabilidade

Bom retrato dessa postura é a participação do Principado de Mônaco na Gramado Summit 2019. O país ao Sul da Europa voltou sua preocupação para o futuro do planeta. E criou programa para incentivar startups cujas finalidades tem a ver com sustentabilidade.

Trata-se do Green Is The New Glam — Verde É O Novo Glamour, numa tradução livre —,  competição cujo objetivo é identificar uma startup brasileira capaz de impactar o mundo inteiro. Ela receberá certificado do Principado, documento de valor reconhecido mundialmente.

Pequeno parêntesis: startup é empresa iniciante, geralmente de base tecnológica, criando um negócio em condições de crescer de modo uniforme e sustentável, podendo ser repetido, mas em ambiente de incerteza. O termo surgiu no início dos anos 2000, nascimento das “empresas.com”.

A prova, exclusiva para expositoras da Gramado Summit, foi dedicada a empreendedores tendo sustentabilidade como foco nas tomadas de decisões, em projetos relacionados tanto a ações ambientais quanto iniciativas voltadas ao social ou mesmo desenvolvimento econômico.

A competição Green Is The New Glam, exclusiva para expositores da Gramado Summit 2019, foi dedicada a empreendedores tendo a sustentabilidade como foco nas suas tomadas de decisões, em projetos ligados a ações ambientais, iniciativas voltadas ao social ou desenvolvimento econômico

Gramado Summit 2019: Batalha de Startups

Ponto crucial da Gramado Summit 2019, a Batalha de Startups, elegeu o melhor projeto capaz de inventar o futuro. Ela destina investimento àqueles capazes de conquistar jurados em três minutos. Os projetos foram apresentados à banca e visitantes em palco exclusivo.

Muito concorrido também o desafio Sebrae Like a Boss, promovido pelo Sebrae, focado em aumentar o grau de maturidade de startups participantes. O programa disponibiliza capacitação e consultoria aos empreendedores, de acordo com seu estágio estabelecido no ato da inscrição.

Um mentor orienta como modelar negócio, validar ideia, diminuir incerteza e melhorar desempenho. Workshops durante o programa levam aos empreendedores conteúdos para exercitar metodologias hoje trabalhadas pelas maiores startups do mundo.

Ponto crucial da Gramado Summit 2019 foi a Batalha de Startups, embate para eleger o melhor projeto capaz de inventar o futuro. Ele destina investimento àqueles capazes de conquistar os jurados em três minutos. Os projetos foram apresentados à banca e visitantes em palco exclusivo

Gramado Summit 2019: todos em busca de unicorniar

Realização voltada a tecnologia, reúne grade qualificada de palestras recheadas por conteúdos de valor à possibilidade de concretização de negócios, em maioria, voltados a empreendedores de primeira viagem — todos buscando dar os primeiros passos para unicorniar.

Perdão pelo neologismo criado agora, mas significa elevar as empresas à categoria de unicórnios — termo utilizado como adjetivo, definindo startups cujo valor de mercado iguala ou ultrapassa a casa de um bilhão de dólares (e elas são cada vez mais comuns, mesmo por aqui).

A Gramado Summit 2019 reuniu grade qualificada de palestras recheadas por conteúdos de qualidade à possibilidade de concretização de negócios durante a feira, em sua maioria voltados a empreendedores de primeira viagem — todos buscando dar os primeiros passos para unicorniar

Gramado Summit 2019: investimentos acima de R$ 7 milhões

Com participação média de, aproximadamente, 2.500 interessados a cada dia, a Gramado Summit 2019 ofereceu 33 horas de aprendizado relacionado ao empreendedorismo, criação e desenvolvimento de networking qualificado e negociações relacionadas ao mundo tecnológico.

Os setores com maior número entre as mais de 100 participantes foram Fintechs, otimizadores dos serviços do sistema financeiro; SAS, Statistical Analysis System, oferecendo softwares como principal serviço; e, Edutechs, promovendo a revolução na educação com o apoio da tecnologia.

Em paralelo a 150 apresentações e palestras proferidas por nomes de destaque em suas atividades profissionais — gente referendada pelo mercado e por seus pares —, uma feira de negócios proporcionou contato entre criadores de soluções inovadoras e possíveis investidores.

Ao final dos trabalhos, a estimativa de investimentos gerados parte de estimados R$ 7 milhões de reais — sem contar os quase R$ 500 mil relacionados a prêmios alcançados pelos vencedores de competições lá realizadas: Batalha de Startups, Green Is The New Glam e Sebrae Like a Boss.

Para alcançar esses números, os gestores da Gramado Summit 2019 agruparam as startups participantes de acordo com o estágio de cada uma e a dimensão do projeto desenvolvido. Segundo esses critérios, definiram a melhor forma de serem inseridas na ambientação da feira.

Elas foram reunidas em dois grupos: aquelas em busca de novos clientes e aquelas procurando investimentos capazes de acelerar o próprio desenvolvimento. Assim, a organização garantiu a presença de público qualificado, detentores de capital e fundos de investimentos especializados.

Startups participantes da Gramado Summit 2019 foram reunidas em dois grupos: aquelas em busca de novos clientes e aquelas procurando investimentos para acelerar se desenvolvimento. E a organização garantiu a presença de um público detentor de capital e fundos de investimentos

Gramado Summit 2019: disruptiva em seu formato

Como nas edições iniciais, a Gramado Summit 2019, além de apresentar soluções disruptivas ao ecossistema de inovação do País, é disruptiva no formato. Faz isso fugindo do padrão de mostras comerciais e industriais já batido, enfatizando expositores, estandes, visitantes…

Ela incorpora às áreas de circulação confortos interessantes. São aprazíveis lounges para relax, estúdio de maquiagem, moderna barbearia, mesas para jogos e caixas com frutas frescas, nos corredores, à disposição de qualquer um, de forma gratuita, o tempo todo.

Organizadores, empreendedores, expositores, visitantes e palestrantes eliminavam estresse em partidas de bilhar ou circulando a bordo de patinetes elétricos. Homens aparavam cabelos ou eliminavam pelos do rosto, mulheres retocavam ou aprimoravam sua maquiagem…

Ao final de cada dia, o “Momento Sunset”: open bar animado por DJ e chope também por conta da Gramado Summit. Era hora de ampliar networking não discutindo apenas negócios, e sim com papos descontraídos, fechando os longos períodos de trabalho de modo mais tranquilo.

Como nas edições iniciais, a Gramado Summit 2019, além de apresentar soluções disruptivas no ecossistema de inovação do País, é disruptiva no formato. Faz isso fugindo daquele padrão de mostras comerciais e industriais batido e rebatido, enfatizando expositores, estandes, visitantes…

Gramado Summit 2019: Serginho Groisman fechou o evento

A Gramado Summit 2019 foi encerrada com palestra do apresentador de televisão Serginho Groisman. Ele foi escolhido porque, em seu programa semanal sempre surpreende o público com entusiasmo contagiante, independentemente do assunto debatido com seus convidados.

Serginho Groisman estreou na Rede Globo, em 1999, com o programa Ação. Um ano depois, iniciou sua trajetória nas madrugadas dos sábados, com o Altas Horas, revista eletrônica com atrações musicais, entrevistas exclusivas, matérias especiais e até participação do seu auditório.

Diante do sucesso em 2019, atestado por expositores, investidores, palestrantes e visitantes, a organização anunciou aquarta edição do evento, com a Gramado Summit 2020 acontecendo em 5, 6 e 7 de agosto, reafirmando as condições primordiais do novo encontro.

— Nossos objetivos são formar novos empreendedores e viabilizar aportes em projetos. Por isso, juntamos empresas consolidadas, startups em estágios iniciais buscando visibilidade e palestrantes renomados nas mais diversas atividades — detalha o CEO Marcus Rossi.

E acrescenta: “Criamos um modelo não só para aqueles em busca investimentos. Desenvolvemos um espaço tanto para geração de negócios quanto para profissionais em busca de se conectar a novas tecnologias e aperfeiçoar ainda mais sua empresa, por exemplo.”

Finaliza expressando sonho maior, não só dele, mas de toda a equipe e empresas e marcas associadas à Gramado Summit: o propósito de, com a consolidação do evento, contribuir para transformar o Brasil em um país bem mais justo por meio do empreendedorismo.

— Eventos como a Gramado Summit têm capacidade de revolucionar a economia. Abrem a cabeça das pessoas e elas começam a se reinventar. Sempre tivemos o objetivo de atingir o Brasil inteiro e não só alcançamos isso como também a dimensão internacional.

Diante do comprovado sucesso da realização, atestado por expositores, investidores, palestrantes e visitantes, a organização anunciou a data da quarta edição do evento, com a Gramado Summit 2020 acontecendo em 5, 6 e 7 de agosto, reafirmando as condições primordiais do novo encontro

Gramado Summit 2019: vencedores das competições

Um dos grandes destaques da Gramado Summit 2019 foi a Batalha de Startups, promovida em parceria da Superjobs Venture Capital. Com todos os expositores podendo participar do certame, em busca de um investimento, a competição se desenvolveu em etapa virtual e duas presenciais.

A banca de avaliação, com jurados escolhidos pela Superjobs Venture Capital, elegeu campeã a startup Elyment, da Cidade de Caxias do Sul, polo de indústria metalmecânica, também situada na Serra Gaúcha. Voltada à biotecnologia, a vencedora terá aporte financeiro de até R$ 350 mil.

Momento importante da Gramado Summit 2019 nasceu da participação do Governo de Mônaco, promovendo competição entre startups com foco na inovação sustentável, com ações voltadas a meio ambiente, empreendimentos sociais, desenvolvimento econômico consciente etc.

A campeã foi a Navegue Now, com seu aplicativo para aluguel de barcos para passeios. Além do troféu Green Is The New Glam — Verde É O Novo Glamour, certificado de prestígio mundial, vai participar de uma imersão no Principado de Mônaco, no primeiro semestre de 2020.

Muito concorrido também o desafio Sebrae Like a Boss, promovido pelo Sebrae, focado em aumentar a maturidade de startups. O programa disponibiliza capacitação e consultoria para os empreendedores de acordo com o seu estágio estabelecido no ato da inscrição.

A preferência foi por startups inovadoras, com alto potencial de crescimento, modelos capazes de se escalar em âmbito mundial, utilizando soluções de tecnologia como ponto central da proposta, tendo pelo menos dois sócios, um deles 100% dedicado ao negócio.

A escolhida pela equipe do Sebrae Like a Boss na Gramado Summit 2019 foi a SirrosIoT, com soluções de Internet das coisas para indústria 4.0. Ganhou brindes, troféu e participação na Startup Summit 2020, evento da Cidade de Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina.

Outro momento importante da Gramado Summit 2019 nasceu da participação do Governo de Mônaco, promovendo competição entre startups com foco na inovação sustentável, com ações voltadas a meio ambiente, empreendimentos sociais, desenvolvimento econômico consciente etc.

Gramado Summit 2019: relação alfabética das marcas associadas

Gramado Summit 2019: startups iniciantes presentes ao evento

Gramado Summit 2019: imagens falando por si mesmas

Gramado Summit 2019: relação alfabética dos palestrantes

  • Adriana Gomes — HSM Management
  • Alfredo Soarez — Vtex
  • Amure Pinho — ABStartups
  • Ana Fontes — Rede Mulher
  • Andrea Iório — L’Oreal
  • Andrey Dutra — W3 Haus
  • Arthur Rufino
  • Augusto Rocha — Sales Partner
  • Bruna Toni — Pinterest
  • Bruno Pinheiro — Piar Comunicação
  • Bruno Scartozzoni — Story Talks
  • Camilo Coutinho — Double Play
  • Carla Furtado — Feliciência
  • Carlos Busch — Salesforce
  • Carlos Ferreira — Rede Globo
  • Cid Não Salvo — Não Salvo
  • Cris Guerra — DMT Palestras
  • Cristiano Santos — Professor
  • Daniel Randon — Randon
  • Daniele Lazzarotto — Tricô
  • Daniele Rodrigues — F Biz
  • Danilo Sciumbata
  • Diego Iraheta — Huffpost
  • Diogo Garcia
  • Diogo Iraheta — Huffpost
  • Eco Moliterno — Accenture Interative
  • Eduardo Hommerding — Dobra
  • Eduardo Lhotellier — Getninjas
  • Eduardo Prange
  • Egnalda Côrtes — Côrtes Assessoria
  • Eitan Blanche — Google
  • Everaldo Coelho — ex-Apple
  • Fábio Póvoa
  • Fahen Carvalho — Share
  • Felipe Beck — Betahauss
  • Felipe Miranda — Share
  • Felipe Santos — Poppin
  • Flávia Gamonar — FG Treinamentos
  • Gabriel Bontempo — Agência Zig
  • Gabriela Stragliotto
  • Geraldo Rufino — Diesel
  • Greta Paz — Eyxo
  • Guilherme Alf — Alf
  • Guilherme Junqueira — Gama
  • Guilherme Kolberg — XP Investimentos
  • Guilherme Machado
  • Guilherme Martins — Play Kids
  • Guilherme Massena — Dobra
  • Guto Ferreira — ABDI
  • Ícaro Abreu — IBM
  • Isabela Ventura — Squid
  • Israel Salmen — Méliuz
  • Karen Martins — De Casa
  • Layon Lopes — Silva Lopes
  • Leonardo Araújo
  • Lisiane Lemos — Microsoft
  • Lívia Verdi
  • Lucas Carvalho
  • Marcel van Hatten — Cientista Político e Deputado Federal
  • Márcio Acorci — Wedy
  • Mariana Verçoza
  • Mayumi Sato — Sexlog
  • Melissa Garate — Nomad
  • Nélson Leoni — Unicef
  • Pablo Renato
  • Paula Gertrudes — Cara de Conteúdos
  • Pedro Gazzola — Digital
  • Pedro Superti — Fator X
  • Pedro Waengertner — ACE
  • Priscila Erthal — Orgânica
  • Rafael Kiso — M Labs
  • Rafael Martins — Share
  • Renata Guerra
  • Roberto Pechichholz
  • Roberto Sirotsky — Partner
  • Rochelle Silveira
  • Rodrigo Noll — Viral
  • Rodrigo Ricco — Octadesk
  • Rodrigo Terron
  • Serginho Groisman — Apresentador Rede Globo
  • Simone Zuwick — Megapetro Petróleo
  • Tânia Gomes Luz — Girlboss
  • Tássia di Carvalho — Agência IS
  • Tito Gusmão — Warren
  • Vanessa Queiroz
  • Verônica Oliveira — Faxina Boa
  • Vinícius Ghise — Global Ad
  • Vítor Peçanha — Rock Content
  • Yordana Colombo
  • Zaima Milazzo — Brain

O post “Gramado Summit 2019 gera cerca de R$ 7 milhões de investimentos em startups” foi produzido em função da próxima participação na Gramado Summit,  entre os dias 31 de julho a 2 de agosto de 2019, na Cidade de Gramado, ícone do turismo na Serra Gaúcha, região de montanhas localizado a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Brocker Turismo e Rede Laghetto de Hotéis.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto do post “Gramado Summit 2019 gera cerca de R$ 7 milhões de investimentos em startups” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “Gramado Summit 2019 gera cerca de R$ 7 milhões de investimentos em startups” — como “Gramado Summit 2019” —, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Gramado Summit 2019 gera cerca de R$ 7 milhões de investimentos em startups” pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Gramado Summit 2019 gera cerca de R$ 7 milhões de investimentos em startups” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *