KLM lança iniciativa “Voe com Responsabilidade” em busca de cooperação para a aviação sustentável no mundo

Reconhecida mundialmente pelos projetos de sustentabilidade, empresa questiona em carta aberta a necessidade de viagens de avião e disponibiliza programa de compensação de carbono para parceiros e concorrentes.

A KLM, companhia aérea holandesa, lançou neste sábado a iniciativa “Voe com Responsabilidade”, cujo objetivo é convidar todas as partes interessadas do setor – companhias aéreas, parceiros, clientes e funcionários – a se unirem em busca de um futuro mais sustentável para a aviação. Neste sábado (29), foi dada a largada de 100 dias até o 100º aniversário da empresa em 7 de outubro deste ano, durante um evento no Aeroporto de Schiphol, a casa da companhia.

“Ao longo dos últimos cem anos, o espírito empreendedor e a busca da inovação da KLM desempenharam um papel pioneiro na indústria da aviação. O nosso centenário é uma oportunidade para reafirmar nossos compromisso e ambição de nos tornarmos a companhia aérea europeia mais centrada no cliente, inovadora e eficiente, determinada a enfrentar os desafios que temos pela frente”, afirma Pieter Elbers, Presidente e CEO da KLM. “A partir de hoje, vamos alcançar e compartilhar nossas melhores práticas e ferramentas, tudo o que aprendemos sobre sustentabilidade, com todos os nossos concorrentes. Valorizamos a concorrência, mas não quando se trata do desenvolvimento sustentável da aviação. A partir de hoje, ofereceremos a todas as companhias aéreas nosso programa de compensação de carbono CO2ZERO gratuitamente e sem a marca da KLM. E, em troca, convidamos outras pessoas a se juntarem a nós e compartilharem suas melhores práticas em benefício de um futuro mais sustentável”, completa.

No evento, a ministra holandesa de Infraestrutura Cora van Nieuwenhuizen, comentou que “O sucesso da KLM é o sucesso da Holanda. Com uma malha aérea abrangente e um número grande de destinos, a KLM é de grande importância para nossa acessibilidade, aos negócios, oportunidades de emprego e a posição de destaque do aeroporto de Schiphol”.
A KLM se tornará a primeira companhia aérea centenária do mundo ainda operando sob seu nome original. A empresa alcançou este marco histórico porque está comprometida em aproveitar oportunidades, aceitar desafios, conectar-se com parceiros e adotar novas tecnologias.

CO2ZERO, programa de compensação de carbono da KLM

Em 2018, cerca de 90.000 passageiros voaram com CO2 neutro graças ao serviço de compensação CO2ZERO da KLM, o que contribuiu para o desenvolvimento de 312 hectares de floresta tropical. Isso representa um aumento de quase 50% em relação a 2017. A contribuição gerada pelo CO2ZERO é investida em um projeto de reflorestamento no Panamá chamado CO2OL Tropical Mix. Este projeto foi reconhecido com um Padrão de Ouro para o certificado de Metas Globais, tomando antigas pastagens, transformando-as e mantendo-as em novas florestas mistas. O projeto tem um impacto positivo no meio ambiente e na geração de empregos.

Mais iniciativas sustentáveis da KLM e do Grupo Air France-KLM

A indústria da aviação representa por 2 a 3% das emissões de CO2 produzidas pelo homem no mundo. Devido ao crescimento da população, comércio e riqueza, esse percentual pode aumentar no futuro. Nos últimos 14 anos, o Grupo Air France-KLM conquistou uma posição no top 3 do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Na sua busca para manter esta posição, a KLM tomou medidas no campo da renovação da frota, desenvolvimento de seu próprio esquema de compensação de carbono e mais recentemente expressou seu compromisso com o desenvolvimento da primeira planta sustentável de combustível de aviação e um protótipo inovador de aeronave chamado Flying-V. Em 2018, todas essas medidas resultaram em uma redução relativa de 17% nas emissões de CO2 por passageiro em relação a 2011.

Mais informações sobre a iniciativa Voe com Responsabilidade e o programa CO2ZERO da KLM em flyresponsibly.klm.com.

Sobre a KLM

Há 100 anos, a KLM é pioneira no setor de transporte aéreo e é a companhia aérea mais antiga que ainda opera sob seu nome original. A KLM pretende ser a companhia aérea com mais foco no cliente, inovadora e eficiente, oferecendo um serviço confiável e produtos de alta qualidade na Europa.
A KLM transportou um recorde de 34,1 milhões de passageiros em 2018, oferecendo aos seus passageiros voos diretos para 162 destinos com uma frota moderna de 214 aeronaves. A companhia aérea emprega uma força de trabalho de mais de 33.000 pessoas em todo o mundo. O Grupo KLM como um todo transportou mais de 43 milhões de passageiros em 2017. Além da KLM, o Grupo KLM inclui a KLM Cityhopper, Transavia e Martinair. A malha aérea da KLM conecta a Holanda com todas as principais regiões econômicas do mundo e é um poderoso motor impulsionando a economia da Holanda.

Grupo Air France-KLM

Desde a fusão em 2004, a KLM faz parte do Grupo Air France-KLM. Essa fusão deu origem a um dos principais grupos de companhias aéreas da Europa, com duas marcas fortes operando em dois grandes centros: o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e o Charles de Gaulle de Paris. O grupo concentra-se em três atividades principais: transporte de passageiros e carga e manutenção de aeronaves. Juntas, as duas companhias aéreas transportam mais 100 milhões de passageiros por ano.
A KLM também é membro da SkyTeam Alliance global, que possui 19 companhias aéreas associadas e uma malha aérea conjunta de 1063 destinos em 173 países.
Para mais informações sobre a KLM, acesse KLM.com, KLM Newsroom, Facebook, Twitter e o Blog.

KLM no Brasil

A KLM opera atualmente 18 frequências semanais entre a Holanda e o Brasil – são 4 voos para Fortaleza, 7 frequências para o Rio de Janeiro e outras 7 para São Paulo.
Juntamente com a parceria global Air France e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, parceira desde 2014 no Brasil, as companhias já operaram mais de 1 milhão de passageiros e cobrem 99% da demanda entre o Brasil e a Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *